segunda-feira, 19 de setembro de 2022

PRAECATIO TERRAE MATRIS - A Súplica da Mãe Terra

Santa Deusa Terra, mãe da natureza, 
que sempre gerou e regenerou todas as coisas;
que assegura a vida das pessoas, árbitra divina,
celestial e marítima, tu reges todas as coisas,
és a causa pela qual a natureza se cala e dorme,
renovas a luz e dispersa a noite:
protetora das sombras de Dis* e do imenso caos;
és a geradora dos ventos, das chuvas, das tempestades,
e, por seu capricho, podes acalmar ou agitar as águas
e dissipar o sol, agitando às tempestades e,
quando bem desejar, faz aparecer aos nossos olhos
o mais radiante de todos os dias.

Com boa-fé alimentas à vida, e quando a alma do corpo esvair,
o nosso refúgio será dentro de ti: tudo o que nos dá, a ti há de retornar.
Você é honradamente chamada de Grande Mãe dos deuses,
pois sua devoção conquistou aos deuses divinos;
Você é verdadeiramente Mãe dos vivos e dos deuses;
sem você nada pode amadurecer e nascer;
você é grande, você é rainha e Deusa dos deuses.
Ó Deusa, eu adoro e invoco seu poder;
por favor, conceda-me o que lhe peço e lhe renderei minhas graças.
Sê tu propícia a minhas obras, eu imploro,
ó Deusa, interceda por mim.

Quaisquer que seja sua virtude, ó erva sagrada,
dê a todos saúde, eu imploro, me conceda seu remédio.
Venham a mim as virtudes de sua medicina,
pois seja o que for que eu faça de ti,
que eu tenha um bom resultado, garantindo saúde a todos
aqueles que recebam de mim suas virtudes.
Eu imploro, ó Deusa, me conceda sua bênção, eu te peço.

 

Pseudo-Apuleio Herbarius, 1487

Tradução por Michael Nefer | 19/09/2022


*Dis: ou Dis Pater, era o deus dos mortos, chamado também de Rex Infernalis.